segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Vinagrete de Polvo

Aleluiaaaa!!! O vinagrete saiu!!!

Para quem acompanha o blog (me achei agora!), sabe que eu penso neste vinagrete a dias...

Pense num polvo pra render!!!!

Antes de falar desta receita preciso explicar como fazer o polvo, porque ele já estava cozido quando fiz o vinagrete.

Comprei um polvo já limpo, sem cabeça (onde fica o que não presta) e congelado.

Para cozer o polvo:
Deixe descongelar o quanto poder, lave bem e esprema um limão para esta lavagem, pode retirar bem o limão. Em um panela de pressão coloque ele inteiro, adicione sal, deixe a água passando dois dedos (medindo de forma horizontal - mais um comentário de engenheira). 
Segundo minha sogra, adicionar alguns pedaços de cebola, grosseiros mesmo, deixa ele mais macio, e é claro que eu coloco também! Comprovadamente verdade!
Feche a panela e ligue o fogo. Após "pegar" pressão conte 25 minutos. Retire da panela e escorra a água, mas atenção!!! Esta água serviria para a Receita Base de Risoto de Polvo, substituíndo aquela com caldo de legumes que já postei!

Agora podemos ir para o danado!



Vinagrete de Polvo

Ingredientes

-100g de polvo cozido e cortado em rodelas bem finas
-1/3 pimentão médio amarelo picado
-1/3 pimentão médio vermelho picado
-1/2 tomate picado (usei 3 tomates bem pequenos)
-suco de 1/2 limão
-2 colheres de sopa de vinagre
-azeite
-sal, pimenta do reino, gergelim e coentro a gosto


E uma pausa para o "close" na faca, homenagem para uma das amigas incentivadoras, Dani Sena!


Modo de Preparo

É a parte mais difícil! #sqn
Depois de tudo picadinho, meu povo... É só misturarrrrr!!! 
Pegue um recipiente de vidro, se tiver com tampa é melhor, e misture tudo, temperando com o sal e a pimenta, o azeite fica no "olhômetro" conforme seu gosto.

Acho que não esqueci de nada!

Só digo uma coisa: eu num digo é NADA!!!!
E continuo dizendo: eu só digo QUE FICOU BOM PRA KCT!!!


Sirva com um pão francês em rodelas... Pena de você que não comeu ainda!
Nada ficou devendo ao que já comi da Taberna Portuguesa!

OBS: vai sobrar os pimentões, ok? Pique todo, reserve e congele! Postarei, qualquer dia, a receita da geléia de pimentões da amiga Bárbara Reis, com cream cheese.

Bjus!!!

3 comentários:

  1. Pena que eu não gosto de Polvo, mas que está tudo lindo, ah, está!!! Beijão e sucesso, Vanillis!!!!

    ResponderExcluir
  2. Próxima semana estarei ai... quero conhecer o sabor... Ou melhor relembrar!!! Rs

    ResponderExcluir
  3. tá com uma "cara" maravilhosa, essa delicia, parabéns, sucesso, e bjs

    ResponderExcluir